sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Pintura em MDF (madeira)

      
       Para termos um bom acabamento é imprescindível queimarmos a peça.
       Ninguém vai colocar fogo na peça, por favor. Queimar é o termo que usamos em artesanato para dizer que impermeabilizamos a peça.
       Depois de limpar bem a peça de MDF tirando qualquer resíduo de pó, queimamos a peça para fechar os "poros" da madeira e diminuirmos a absorção da tinta ou facilitar a colagem que será feito na mesma, o que causa um melhor acabamento.

       Eu utilizo três opções para fazer essa queima:
  •  cores escuras, queimo a peça com duas demãos de goma laca indiana;
  •  cores claras, queimo a peça com base para artesanato;
  •  lugar que faço mosaico, queimo com cola branca forte.

       Depois de impermeabilizar a peça, o que chamamos de queimar, você dará uma lixadinha com lixa fininha, bem de leve, só para tirar as imperfeições e depois pinte na cor desejada - dependendo da cobertura da tinta use de 1 a 3 demãos. Pode usar tinta pva ou acrílica de parede com pigmento líquido "xadrez" fazendo suas próprias cores, pode também usar tinta acrílica fosca ou brilhante - se usar a brilhante não precisa do verniz porque ela é brilhante justamente por já conter verniz; pode também usar até tinta para tela acrílica misturada com um pouquinho de água que tem uma excelente cobertura. O que manda é a queima (impermeabilização) da peça que fará total diferença no seu acabamento!!!
       Outra coisa, onde você usa cola pra queimar, não deve lixar este lugar pois ela é usada para auxiliar a aderência do que será colado neste local: pastilha, azulejo ou pequenas peças.
       Quanto ao verniz, também pode usar o de sua preferência... Hoje existe até verniz a base de água que não possui cheiro e é atóxico. 
       Espero ter ajudado e me dê um retorno assim que concluir seu trabalho para sabermos como ficou o resultado ok!!!
      Beijinhos
Inaiê

Nenhum comentário:

Postar um comentário