quarta-feira, 14 de novembro de 2012

Casa perfumada, experiência maravilhosa



Há uns anos atrás, passeando em um shopping em Curitiba na época de Natal, senti aquele cheirinho delicioso de pinheiro ao entrar e para minha surpresa o shopping inteiro era perfumado, como é bom estar em um local limpo e perfumado.
Fim de ano, preparando listas de presentes e lembrancinhas, nada como sentir nossas casas arrumadas e perfumadas.
O modo mais popular de se perfumar uma casa é o pout pourri, uma mistura de flores secas, que podem ser compradas em floriculturas ou em casas de ervas. Mas você pode também juntar em uma caixa as pétalas das flores frescas e até mesmo grama e esperar que sequem depois é só colocar em uma vasilha bonitinha e colocar no lugar que desejar.
                                   

.
O aroma deve ser escolhido de acordo com o ambiente, sempre bem leve. Existem essências e óleos aromáticos que são vendidos em vidros de vários tamanhos.
Para as gavetas e armários, os sachês já foram muito usados. Porém, hoje em dia não é fácil encontrá-los prontos. Entretanto, com pedacinhos de tule, entretela ou qualquer fazenda fina, você pode preparar o seu sachê. Faça pequenos saquinhos com os tecidos citados e coloque neles a erva de sua preferência ou pequenos pedaços de sabonete.
                                 


Algumas sugestões fáceis, econômicas e eficientes para perfumar sua casa.

1 – Faça uma mistura de cascas de laranja, limão ou lima picadas e junte a elas um pouco de cravo-da-índia. Deixe secar e espalhe em cantos da sala, principalmente em dias de festas ou ocasiões especiais.
2 – Algumas esponjas embebidas em sua essência preferida, colocadas em cantos discretos do aposento, vão torná-lo levemente perfumado.
3 – Para deixar os ambientes com aroma de pinho, derrame lentamente 1 colher (sopa) de terebentina em um pouco de água fervendo.
4 – Para uma mistura perfumada, junte 15 gotas de essência de alfazema, 35 pétalas de rosas vermelhas, 45g de bórax, 8g de canela em pó e 20g de cravo-da-índia coloque em um potinho e deixe na sala.
5 – Queime um pouco de água de colônia num pires e perfumará o ambiente.
6 – O incenso, apresentado em forma de pequenas pedras, ou em palitos compridos, é também uma ótima forma para perfumar ambientes. Escolha o que melhor lhe aprouver.
7 – As velas também são utilizadas para decorar e perfumar. Podem ser encontradas com várias fragrâncias e formas.

8 – Numa sala com muitos fumantes, a fumaça pode ser rapidamente absorvida pela chama de duas ou três velas.
9 – Para evitar que o cheiro de fumaça de cigarros, em dias de festas, se impregne pela casa toda:
a) coloque no aposento, em cantos ocultos, vários pires contendo uma mistura de 1 colher (sopa) de amoníaco com 1 (colher) sopa de sua essência preferida;
 b) espalhe nos cantos pequenas vasilhas com vinagre, santo vinagre!
10 – Pastilhas perfumadas são fáceis de fazer em casa e ótimas para perfumar gavetas, armários e até um cômodo: faça uma pasta de gesso e água de colônia e corte em pastilhas antes de endurecer.
11 – Nos armários de roupa com prateleiras forradas, coloque uma flanela previamente umedecida em sua essência preferida.
12 – Sementes de camaru-do-amazonas ou de patchuli espalhadas pelas gavetas ou sapateiras deixarão um delicioso aroma.
13 – Sachês são preparados em casa misturando 150g de íris-de-florença, 155g de benjoim, 150g de cravo e 250g de cálamo aromático. Reduza tudo isto a pó e coloque em saquinhos.
14 – Você obterá outro sache misturando 200g de flores de alfazema, 30g de benjoim 10g de cravo.
15 – Guardando sabonetes em gavetas, você terá sempre suas roupas perfumadas.
16 – Para conseguir um perfume diferente na cozinha, pendure maços de eucalipto ou feixes de orégano e coentro num dos cantos ou mesmo um pout pourri de ervas que quando passar por ele de uma amassadinha nas ervas.

17 – Há ainda vários sprays purificadores de ar, apresentados em aromas específicos para cada ambiente.

Segue um link legal para melhorar o estresse do dia-a-dia com os aromas.

http://aromasvitais.blogspot.com.br/2012/08/aromaterapia-contra-o-estresse.html

Uma das Fontes: MundoMulher
Colaboração: Marvel Stigliani




4 comentários:

  1. adorei a dica!
    adoro casa perfumada!
    ja estou seguindo seu blog! segue o meu tbm?
    www.bymoniique.blogspot.com
    beijos

    ResponderExcluir
  2. olha querida e que dicas viu? não tem coisas melhor do que vc chegar cansada do centro da cidade e sentar-se no sofá da sala sentindo aquele cheirinho gostoso do nosso lAr...
    ou quando estamos muito apertada para ir ao banheiro e quando entramos sentimos o cheirinho de banheiro linpinho né?
    amei suas dicas,tenha um ótimo final de ano!!!
    FELIZ NATAL...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Edyjane, fiquei muito feliz em ler seus comentários. Posto aqui dicas que gostaria de ter recebido logo quando passei a tomar conta de uma casa e trabalhando fora.
      Sinta a vontade para usar o conteúdo do blog e se precisar de alguma dica específica é só falar.
      Feliz Natal!

      Excluir