quarta-feira, 27 de junho de 2012

Cérebro sempre jovem

      Olá, espero que esteja tudo bem com você. 


       A idade chega para todos e precisamos nos preparar para isso, dizem que o envelhecimento começa após os 21 anos de idade mas nesta época, somos jovens para pensar na necessidade de envelhecermos saudáveis, só depois dos 50 que normalmente enxergamos esta necessidade.    


       Uma alimentação balanceada é fundamental para manter as funções cognitivas e prevenir doenças degenerativas, a que mais assusta é o Alzheimer. Existem nutrientes importantes para manter a memória a todo vapor seguem alguns:



  • COLINA - encontrado na gema de ovo e lecitina de soja. Ajuda a reparar as células;
  • ÔMEGA 3 - em peixes como atum, sardinha, salmão, cavala e arenque, também em óleos de peixes, semente de chia e linhaça. Proteção contra os radicais livres e ação anti-inflamatória.
  • FLAVONÓIDES -  frutas como: ameixa preta, morango, amora, framboesa, uvas vermelhas e cereja. Ativa os neurônios facilitando o aprendizado.
  • FISETINA - encontrado na cebola e espinafre, também em frutas como pêssego, kiwi, morango e maçã. Fortalece as conexões entre os neurônios.
  • VITAMINAS DO COMPLEXO B - principais fontes são cereais, nozes, sementes e vegetais verdes escuros. Proteção contra intoxicação dos neurônios por homicisteína.
Então inclua estes alimentos em seu cardápio semanal para dar uma forcinha na manutenção de sua saúde.

Fonte: Flávia Figueiredo
Nutricionista da Rede Mundo Verde

Inaiê
      Dicas

Nenhum comentário:

Postar um comentário