quarta-feira, 27 de junho de 2012

Cérebro sempre jovem

      Olá, espero que esteja tudo bem com você. 


       A idade chega para todos e precisamos nos preparar para isso, dizem que o envelhecimento começa após os 21 anos de idade mas nesta época, somos jovens para pensar na necessidade de envelhecermos saudáveis, só depois dos 50 que normalmente enxergamos esta necessidade.    


       Uma alimentação balanceada é fundamental para manter as funções cognitivas e prevenir doenças degenerativas, a que mais assusta é o Alzheimer. Existem nutrientes importantes para manter a memória a todo vapor seguem alguns:



  • COLINA - encontrado na gema de ovo e lecitina de soja. Ajuda a reparar as células;
  • ÔMEGA 3 - em peixes como atum, sardinha, salmão, cavala e arenque, também em óleos de peixes, semente de chia e linhaça. Proteção contra os radicais livres e ação anti-inflamatória.
  • FLAVONÓIDES -  frutas como: ameixa preta, morango, amora, framboesa, uvas vermelhas e cereja. Ativa os neurônios facilitando o aprendizado.
  • FISETINA - encontrado na cebola e espinafre, também em frutas como pêssego, kiwi, morango e maçã. Fortalece as conexões entre os neurônios.
  • VITAMINAS DO COMPLEXO B - principais fontes são cereais, nozes, sementes e vegetais verdes escuros. Proteção contra intoxicação dos neurônios por homicisteína.
Então inclua estes alimentos em seu cardápio semanal para dar uma forcinha na manutenção de sua saúde.

Fonte: Flávia Figueiredo
Nutricionista da Rede Mundo Verde

Inaiê
      Dicas

segunda-feira, 25 de junho de 2012

Antioxidante: a pipoca contém mais que muitas frutas




Telespectador come pipoca enquanto assiste TV (Foto: AFP)Telespectador come pipoca enquanto assiste Foto: AFP)
Trocar uma fruta por uma porção de pipoca na hora do lanche pode ser uma opção não só saborosa, mas também mais saudável -- pelo menos é o que diz uma pesquisa da Universidade de Scranton, na Pensilvânia, nos Estados Unidos, publicada neste domingo (25).
Um grupo de estudiosos descobriu que o petisco preferido dos cinéfilos contém mais polifenois -- substâncias químicas antioxidantes -- do que algumas frutas e legumes.
Os antioxidantes, bastante presentes em frutas e hortaliças, são responsáveis por diminuir a presença dos radicais livres no organismo, causadores do envelhecimento e de várias doenças como câncer e Alzheimer. Não por acaso, os alimentos que possuem essas substâncias são chamados de "funcionais".

"A pipoca tem apenas 4% de água em média, enquanto que os polifenois são diluídos nos 90% de água que compõe muitas frutas e verduras”.
Joe Vinson, autor da pesquisa e pioneiro na análise de componentes saudáveis no chocolate, nozes e de outros alimentos comuns, explica que esses antioxidantes estão mais concentrados na pipoca pela sua pouca concentração de água, já que os polifenóis são diluídos no líquido.
A lógica é a mesma para frutas secas como a uva passa, por exemplo. Como a casca da uva também é fonte de polifenois, quanto menos água tiver, maior será a concentração da substância antioxidante.
'Santa casquinha'
É na casquinha da pipoca que estão os polifenois e as fibras. Justamente a parte que costuma ser descartada para evitar que se enrosquem entre os dentes, afirma Vinson.
"Essas cascas merecem mais respeito. Elas são as pepitas de ouro da nutrição.", brinca o pesquisador.
Ele explica que a pipoca é um alimento composto de 100% de grãos integrais, enquanto outros que recebem a mesma denominação muitas vezes têm grãos diluídos a outros ingredientes.
"Enquanto uma porção de pipoca irá fornecer mais do que 70% da ingestão diária de grão integral, na média geral, apenas metade das pessoas consome uma porção de grãos integrais por dia, e a pipoca poderia preencher essa lacuna de uma forma muito agradável”.
Tanto entusiasmo, no entanto, não exclui ressalvas por parte do pesquisador. Segundo ele, a pipoca só se torna um alimento saudável se for feita do jeito tradicional, em uma panela ou pipoqueira na qual os grãos explodem no ar, sem muito óleo e sal. As versões de microondas e as amanteigadas, como as vendidas nos cinemas, não são recomendadas.
“A pipoca feita na pipoqueira tem o menor número de calorias, é claro”, disse Vinson. Enquanto a de microondas tem o dobro de calorias e, se você a cozinhar com o óleo de cozinha, este também tem o dobro de calorias das que são feitas na pipoqueira”.
Cuidados com as calorias
A ressalva calórica parte também do endocrinologista João César Castro Soares, da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo).
"Apesar de a pipoca ser rica em polifenois, ela tem mais calorias do que frutas e legumes”.
Por isso, o ideal é evitar exageros com a nova informação e se ater a, no máximo, duas xícaras de pipoca por dia, já que apesar de ser fonte de fibra, a pipoca também é um carboidrato, explica.
“Para manter o peso, um adulto tem que consumir, em média, 30 calorias por peso. Isto é, uma pessoa de 60 quilos tem que consumir, no máximo, 1.800 calorias por dia".
Uma xícara de pipoca de panela tem, em média, 70 calorias.
Para Cynthia Antonaccio, nutricionista da Equilibrium Consultoria em Saúde e Nutrição, a notícia é boa para os amantes da pipoca. Entretanto, é mais saudável levar em conta a dieta consumida diariamente do que um alimento específico. Ou seja, não adianta querer comer mais pipoca por causa dos polifenóis se relacioná-la a um cardápio ruim.
"Não tem como comparar a pipoca com os legumes e verduras que trazem muito mais benefícios como vitaminas, minerais, mais líquidos e outras substâncias antioxidantes como o betacaroteno e o licopeno, que ajudam a prevenir uma série de doenças como a câncer no aparelho reprodutivo. Essa combinação tem várias substâncias que agem em órgãos específicos do corpo.”

Retirado do site do G1 - Ciência e Saúde
Inaiê
      Dicas



quarta-feira, 20 de junho de 2012

Saúde e Felicidade

Quem ri, vive mais e melhor. E isso já é comprovado!


       O mau humor é normal pela manhã, pois não estamos acostumados com os ruídos, às vezes não tivemos uma noite tranqüila de sono, pensamos no dia estressante que vem pela frente. Mas, se prolongado, pode ser até considerado doença.
       O pessimismo é outro fator que atrapalha a vida das pessoas, segundo pesquisa norte americana. Foi constatado que o risco de morte era 19% maior entre os pessimistas. Uma relação que se pode estabelecer nesse caso é que os pessimistas são mais propensos à depressão, enquanto os otimistas acreditam mais em medidas preventivas e no controle de doenças.

       A medicina tem estudado a importância do bom humor e dos sentimentos positivos na prevenção de doenças e até mesmo como fator de recuperação de pessoas vitimadas por moléstias graves.



Os vilões

       As mágoas e as tristezas têm uma relação direta com nosso sistema imunológico, e abaixam nossas defesas a ponto de provocar doenças como enfartos e derrames. Ou seja, estresse e mau humor são inimigos do peito. Além do mais, uma pessoa otimista, que gosta de viver, não fará nada para prejudicar sua saúde.

      A hostilidade e a raiva, em excesso e com freqüência, são prejudiciais à saúde. Os especialistas explicam que essas reações liberam hormônios, que já existem no organismo em níveis aceitáveis, e que em excesso prejudicam o funcionamento do coração.


      Quando uma pessoa está triste, em depressão, pode apresentar sintomas como dor no peito, cansaço e fadiga, que são muito parecidos com o de uma doença cardíaca. É preciso saber o que se passa com o corpo, para não morrer, literalmente, de raiva.
       E se o mau humor é doença, tome cuidado, pois é contagioso. Preste atenção como é difícil manter um alto astral perto de alguém mal humorado. A pessoa sempre vai ver defeito em tudo, nada está bom, e então, a patologia passa a ser social.

       É interessante notar que o nosso humor fica estampado em nós. Ele se reflete em nossa postura, nas nossas expressões faciais. Antes mesmo de conversarmos com alguém, verbalizarmos nossos problemas, o que sentimos, pensamos, e esses conteúdos são notados através de nossos comportamentos não verbais. Isso acaba interferindo nas nossas relações e na imagem que as pessoas tem de nós. E quem é que gosta de ter a fama de mal humorado?

Os mocinhos:

       Rir é comprovadamente o melhor remédio. Pessoas bem humoradas e otimistas vivem mais e com saúde. Segundo Leila Navarro, autora do livro Talento para ser feliz, “quem não ri não pensa, não cria, não ousa, não vive”. Ela explica que quando rimos fazemos uma micromassagem em todas as células do nosso corpo.
Pesquisas recentes demonstram que rir pode ter o mesmo efeito de uma sessão de ginástica, pois protege o coração, fortalece o sistema imunológico, facilita a digestão e limpa os pulmões.
       Uma outra vantagem de rir é reduzir a liberação de hormônios associados ao estresse como o cortisol e a adrenalina.


Histórias da felicidade
       A risada é considerada um ótimo remédio mesmo antes de Cristo. Na Grécia antiga, a cidade de Atenas abrigava o Santuário de Asclépio, um centro em que se misturavam arte, filosofia e medicina. O tratamento era feito com espetáculos musicais, peças de teatro e à casa de comediantes, onde os doentes riam e se curavam.





Créditos: Facebook de Crystal Espaço Terapêutico




Inaiê
      Dicas

domingo, 10 de junho de 2012

Lasanha de berinjela light


Olá, espero que tudo esteja na maior paz com todos.


       Atualmente estou cuidando um pouco mais do corpo pois depois de alguns anos de vida precisamos manter a saúde para aproveitar melhor a vida. 
      Sou apaixonada por lasanha mas ela é um pouco calórica então achei esta receita e dá para fazer algumas variações como trocar a berinjela por abobrinha que também fica uma delícia.

Lasanha de berinjela com queijo branco
Versão mais light e deliciosa de lasanha

Ingredientes:

1 kg de Berinjela
1 unidade média de Cebola crua 
250 gramas de Carne moída cru
520 gramas de extrato de tomate
1 copo pequeno de Água 
200 gramas de Queijo tipo minas frescal ou Ricota
1 colher (sopa) de Queijo parmesão ralado


Modo de preparo:

      Corte em fatias regulares, eu prefiro não descascar, cozinhe em água por aproximadamente 4 minutos e reserve. Pique a cebola e refogue a carne moída, acrescente o extrato de tomate, o copo de água e deixe no fogo até apurar. Corte o queijo em cubos para montar a lasanha. Em um refratário médio, intercale camadas de berinjela, o queijo em cubos e o molho até acabarem os ingredientes.
      Polvilhe queijo ralado e leve ao forno quente por aproximadamente 5 minutos.


Informações sobre a receita
Rendimento da receita: 10 porções
Nível de dificuldade da receita:Fácil
Retirada do site Dieta e Saúde.

Beijinhos
                     Inaiê